Ao pensarmos no ano que passou conseguimos perceber o quanto realizamos, e por isso é válido fazer uma breve retrospectiva do quanto foi feito. Essa olhada para traz é importante para perceber os ajustes necessários para seguir em frente.

Estamos no mercado de energia solar há 5 anos, sempre em desenvolvimento, crescendo com solidez e mantendo o foco de atuação. Investindo na equipe, trabalhando com fornecedores e parceiros de qualidade para entregar o melhor.

Toda essa solidez é resultado de uma série de atitudes. Relacionamento com o mercado, aprimoramento dos processos, e principalmente não ter receio do novo. Para isso participamos de eventos relacionados ao nosso segmento, o que nos trouxe diversos aprendizados. Todo esse conhecimento nos fez crescer, estabelecer novas relações e entender cada vez mais o mercado em que estamos inseridos.

A nossa representação em 2019 foi extremamente marcante no mercado gaúcho e nacional. Assessoramos instituições financeiras, órgãos públicos, associações e instituições de ensino, participando ativamente na qualificação do mercado gaúcho de energia solar, e se envolvendo ao máximo no debate da Revisão da Resolução Normativa nº 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Podemos destacar a nossa participação no Fórum Estadual de Energia Solar & Eficiência Energética, InterSolar South America, Congresso Brasileiro de Arquitetos, cursos de extensão, diversos eventos promovidos pelo TCE-RS, TCU, Amcham, FIERGS, ABSOLAR, Sicredi, Banrisul, Virada Sustentável, feiras entre outros.

Além de toda essa movimentação, o ano de 2019 apresentou números superlativos no mercado de energia solar em Geração Distribuída. Ao final de 2018 tínhamos no Brasil 57.972 unidades geradoras de energia solar em geração distribuída, totalizando 592.261 kW de potência instalada. Ao longo de 2019 foram instalados 1.364.892 kWp em 110.957 novas unidades geradoras (mais que o dobro de toda a potência instalada nos anos anteriores), totalizando ao término de 2019 o acumulado de 1.364.892 unidades geradoras e 1.957.153 kW de potência instalada.

Fonte dos dados: Microsoft Power BI da ANEEL

A YES acompanhou esse crescimento do mercado em 2019 superando as metas estipuladas.O ano de 2020 será ainda melhor! Vamos continuar nos fortalecendo como empresa de referência no segmento, trazendo muitas novidades para a evolução qualitativa e sustentável da energia solar e da eficiência energética no Rio Grande do Sul. Começamos 2020  acelerados, mantendo o embalo de 2019 e indo além! Conte conosco!

João Pedro Demore – Consultor em energias renováveis