• Somos Especialistas em Energia Solar
Entenda porque no Brasil existem duas tensões elétricas 110V/220V

A diferença de tensões é uma consequência de uma falha que ocorreu na época do Império.  A sua cidade é 110v ou 220v? Afinal, por que existem duas tensões elétricas no Brasil?

A resposta é simples. Como a ‘tecnologia’ não existia no país na época da implantação da energia, tudo precisou ser importado, desde a mão de obra inicial até equipamentos. Com isso, a concessão foi dada a várias empresas que vieram de diversos países, entre eles Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Em cada uma destas nações existia uma tensão que foi reproduzida pelas empresas por aqui. Na região sudeste a implantação da energia elétrica foi realizada por empresas de origem canadense, como a “Light & Power”, “Rio de Janeiro Tramway” e a “São Paulo Light & Power” que optaram por instalarem a maioria das redes em 110 volts. Já no norte, nordeste e centro-oeste, as empresas de origem europeia implantaram tensões elétricas, predominantemente, em 220v.  

Com o passar do tempo ficou inviável rever todo o sistema e optar por apenas uma tensão elétrica.  A falta de regulamentação no início da instalação da energia elétrica causou ao Brasil um problema raro no mundo, um país com mais de uma tensão elétrica no mesmo território. Entre mais de 200 nações, apenas Arábia Saudita, Belize, Jamaica, Libéria, Malásia, Marrocos, Indonésia, Vietnã e Madagascar fazem companhia aos brasileiros neste quesito.

Hoje a Geração de Energia Solar Fotovoltaica, se adapta nas duas tensões, os Inversores são projetados para atender as duas necessidades, injetando a energia predominante na residência.

FONTE: http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/curiosidades/ciencia/afinal-por-que-o-brasil-possui-duas-tensoes-eletricas–18478.asp. Acesso em 24/09/2015

Fale pelo WhatsApp