APRENDENDO SOBRE ENERGIA SOLAR NA FAE
Ir à feira e conversar sobre fontes de energia renováveis . . . Sim, é possível!!!
Neste último final de semana quem foi à FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas – pode entender um pouco melhor sobre produção energética a partir do sol. Saibam quais foram as principais dúvidas (respostas dos técnicos da YES Energia Solar):
Para eu instalar um sistema de energia solar na minha casa ainda é caro?
Nos últimos anos os preços dos sistemas fotovoltaicos baixaram muito, enquanto a eficiência dos equipamentos aumentou e a energia comprada das concessionárias está cada vez mais cara. Em paralelo a isso, excelentes linhas de financiamento estão sendo oferecidas aos clientes, sejam pessoa física ou jurídica, assim, se dá a viabilidade e a popularidade dos sistemas fotovoltaicos. O preço total de cada sistema fotovoltaico é proporcional à sua potência total e, por sua vez, a potência é definida pela quantidade de energia que cada unidade necessitará. O tempo de retorno do investimento para instalações residenciais é de aproximadamente 4,5 anos e para o comércios pode chegar a 3,5 anos. Para quem optar pelos financiamentos, é possível trocar o valor pago hoje em energia elétrica, por uma parcela de financiamento de valor aproximado, ou em alguns casos até menor, de acordo com o prazo escolhido. Dessa forma, na grande maioria dos casos, é possível obter seu sistema fotovoltaico praticamente sem desembolso financeiro.
Os painéis fotovoltaicos suportam chuva de granizo? E a manutenção?
Os painéis fotovoltaicos são feitos para suportar chuvas de granizo e demais intempéries. Sua camada superior é de vidro temperado, não possuem peças móveis e a alta qualidade da selagem fazem com que os painéis tenham hoje 10 anos de garantia para defeito de fabricação, 25 anos de garantia de desempenho e mais de 40 anos de vida útil estimada. Busquem sempre equipamentos de alta qualidade.
A manutenção do sistema fotovoltaico é muito simples. Como qualquer sistema elétrico, uma inspeção periódica é importante. Quanto aos painéis, uma limpeza anual para remover a poeira e a fuligem é sugerido para aumentar a absorção da irradiação solar garantindo a máxima produção de energia possível.
É possível instalar em área rural?
O sistema solar fotovoltaico on-grid (ligado à rede de distribuição de energia) pode ser instalado em qualquer unidade consumidora de energia elétrica, desde que tenha uma área com boa exposição ao sol. Em área rural a energia solar é completamente viável. Temos diversos projetos e instalações em área rural, inclusive em abril realizaremos a nossa primeira instalação de energia fotovoltaica em uma cooperativa de agricultores familiares orgânicos, atendendo à cooperativa e aos cooperativados. Além de se passar a produzir a própria energia renovável e de baixo carbono, se pode reduzir a conta de energia elétrica apenas à taxa mínima (custo de disponibilidade), o que representa uma economia muito significativa e por um longo periodo. Para produtores rurais existem excelentes linhas de financiamento, por exemplo, o PRONAF, que possibilita a instalação do sistema fotovoltaico para Cooperativas de Agricultura Familiar praticamente sem desembolso adicional, com longo período de carência e prazo e taxa de juros subsidiada.
Como funciona? É o mesmo que esquenta água?
São duas tecnologias diferentes. Os painéis fotovoltaicos geram energia elétrica à partir da irradiação solar usando o “efeito fotovoltaico”. A irradiação solar incide sobre o painel fotovoltaico e esse, por sua vez, converte a irradiação em energia elétrica em corrente contínua. O inversor recebe essa energia e a transforma em corrente alternada, tal qual a energia recebida da rede, e a disponibiliza para a unidade consumidora. A rede da concessionária de energia elétrica operará como uma “bateria perfeita”, pois para ela será enviada toda energia excedente (gerada mas não utiliza em tempo real). Essa energia excedente será registrada pelo medidor bidirecional, acumulando créditos. Quando o consumo da unidade for maior que a geração fotovoltaica, se buscará energia da rede, utilizando os créditos acumulados. Dessa forma acontece a compensação de energia da autogeração.
Os sistemas de aquecimento de água se dá por coletores da radiação solar que absorvem o calor do sol e o transmitem para a água. Ambos os sistemas podem ser instalados em paralelo, gerando ainda mais benefício, conforto e economia.