• Somos Especialistas em Energia Solar
Sistemas Fotovoltaicos: O Que Fazer em Caso de Inundação

Qual a primeira coisa a se fazer com meu sistema fotovoltaico caso corra risco de inundação? E se já estiver alagado ou até submerso?

Esses questionamentos pareciam estar fora do nosso alcance, até recentemente quando o estado do Rio Grande do Sul sofreu sua pior tragédia climática até hoje. A enchente causada por altos volumes de chuva, registra alta histórica no lago Guaíba de 5,3 metros. 3,3 metros acima da cota de inundação. Foram 435 municípios afetados, ou quase 90% do estado do Rio Grande do Sul atingido. Com isso, são inúmeros sistemas fotovoltaicos debaixo d’água.


 Assim como a própria sede da YES Energia, cerca de 425 dos nossos clientes com instalações fotovoltaicas estão localizados em áreas potencialmente afetadas pela enchente, segundo cruzamento de dados de bases internas e dados disponibilizados pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas). Sendo assim, com a ajuda de nossos especialistas, reunimos as principais indicações de segurança conforme os cenários mais realistas. Leia e compartilhe este material de utilidade pública!


1. O que fazer antes da inundação do sistema fotovoltaico

2. O que fazer durante a inundação do sistema fotovoltaico

3. O que fazer após a inundação do sistema fotovoltaico

4. Cuidados elétricos gerais com sistemas fotovoltaicos após inundações


1. O que fazer antes da inundação do sistema fotovoltaico


 O seu inversor possui:

Um quadro de proteção C.A. (Caixa adesivada da YES);

Um ou mais quadros de proteção C.C.;

E chave de seccionamento no próprio inversor.

 Se o sistema ainda não tiver sido alagado ou submerso, deve-se desligá-lo por completo. Para isso, o primeiro passo é desligar os disjuntores C.A. da Caixa da YES. Em seguida, desligamos os disjuntores das caixas de proteção C.C. e por último a chave seccionadora embaixo ou na frente do inversor.


2. O que fazer durante a inundação do sistema fotovoltaico


Se, antes da inundação, o sistema foi desligado da maneira adequada, e a água atingir o inversor, os riscos serão drasticamente reduzidos. Caso o sistema não tenha sido desligado previamente, o sistema não estará gerando energia enquanto o inversor estiver submerso. Todos os inversores possuem proteções automáticas, chamadas de anti-ilhamento que, quando a rede da distribuidora não está disponível, ele cessa a geração de energia. Ainda assim deve-se tomar cuidado, visto que os módulos estarão energizados pelo sol e podem oferecer riscos, cujo grau depende da tecnologia. As duas principais são:


STRING: Em sistemas string tradicionais, os circuitos vindos do telhado estarão com tensão elevada enquanto houver sol e torna-se um risco aproximar-se do inversor. Não se aproxime do sistema nestes casos.


MLPE: Sistemas MLPE (como da SolarEdge) possuem otimizadores que são conectados diretamente nos módulos e reduzem a tensão levada ao inversor. Consequentemente, a zona de inundação também é menor energizada, mas ainda assim é indicado não se aproximar do sistema.


3. O que fazer após a inundação do sistema fotovoltaico


Se a inundação do sistema já ocorreu, a orientação é aguardar que o ambiente esteja seco antes de fazer qualquer manobra. É preciso garantir que não haja água ou fluídos nos String Boxes e Inversores. Com o sistema seco, é possível se aproximar dele com segurança e desligar os disjuntores C.C. e C.A. Nos casos em que não foram desligadas as proteções CC e / ou AC, a possibilidade de perda completa do equipamento é grande. Já nos casos em que o sistema foi desarmado, o risco de curto-circuito é mitigado.

 A principal dica em relação à sistemas fotovoltaicos que foram atingidos por inundações, é: fale com especialistas. Eles farão a análise do que foi comprometido e buscarão a melhor forma de tentar reativar o sistema.


ATENÇÃO: NÃO RELIGUE O SISTEMA NESTAS CONDIÇÕES. Tentar ligar o sistema úmido implicará em riscos à sua saúde e ao sistema. Entre em contato com a YES Energia para maiores orientações sobre manobras de disjuntores, avaliação dos danos do sistema e manutenção.


4. Cuidados elétricos gerais com sistemas fotovoltaicos após inundações


 Após um evento de alagamento em um local com energia elétrica, é importante adotar alguns procedimentos de segurança. Nestes casos, quando os níveis de água retornarem ao normal, algumas ações devem ser feitas para garantir a segurança, a saúde e redução de danos aos equipamentos elétricos:


> Garantir que o local esteja seco, sem água no chão, visto que ela ainda pode conduzir corrente elétrica;

> Desligar o disjuntor da entrada de energia e os demais disjuntores dos quadros;

> Remover os equipamentos das tomadas;

> Certificar-se de que as tomadas, interruptores e tubulações estejam secas antes de qualquer conexão

> Não ligar os equipamentos elétricos enquanto não houver garantia de que a instalação elétrica esteja adequada.


 Outro fator a se verificar são os demais equipamentos elétricos após as inundações. Em geral, eles não são danificados apenas por estarem molhados, mas sim se estiverem energizados no momento em que entram em contato com a água. Para aumentar as chances de recuperá-los:


-> Deve-se limpar os equipamentos removendo a sujeira, terra, lama, etc;

-> Os equipamentos devem estar completamente secos antes de serem testados;

-> Tenha paciência. Em caso de dúvida, espere mais alguns dias. Ainda que haja a necessidade de utilizá-los, é melhor que estejam secos quando testados, a tentar utilizá-los e perdê-los em definitivo.


 Que tal ficar ligado em todas as novidades do mercado de energia solar ou receber conteúdos exclusivos que vão ajudar a manter seu sistema fotovoltaico em pleno funcionamento? Assine nossa newsletter e confira nossos melhores conteúdos em primeira mão!


Referências:


Renovigi

Inverk Elétrica Industrial

https://www.eco-business.com/news/flood-affected-solar-power-systems-potential-elect/

https://hielscherelectrical.com.au/blog/solar-power-system-safety-cairns-flood-events/

https://www.acelectricohio.com/floods-and-electrical-safety/

https://provenenergy.com.au/solar-during-floods/

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/conheca-dicas-de-seguranca-com-a-rede-eletricadurante-enchentes

https://c3clube.com.br/o-que-fazer-com-os-aparelhos-eletricos-em-casos-de-enchentes/

https://www.instagram.com/reel/C6wHjF6Avvz/?igsh=MThrb3UwaXhqOTExNg%3D%3D


Fale pelo WhatsApp